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lucratividade e rentabilidade

Lucratividade, seria este o principal indicador que sua empresa está no caminho certo?

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“Minha empresa finalizou com lucro esse mês, mas será que isso é bom indicador e posso ficar tranquilo?”. Empresário, você já deve ter pensado nisso em algum momento, não é mesmo?

Para você ter certeza de que esse indicador realmente é relevante para o seu negócio, você precisa analisar outras informações gerenciais. Vamos ver um pouco mais sobre isso adiante.

O lucro positivo, ou seja, lucratividade líquida no período é bom sinal, mas pode ser disfarçado dos maus resultados. Daí a importância de ter acesso a todos os números para conseguir avaliar o negócio.

Com esses números em mãos você conseguirá ver se ter fluxo de caixa pode ser lucro real. Mas lembre-se, o investimento realizado te trouxe o retorno esperado?

Quando te perguntam qual o objetivo da sua empresa, certamente você irá responder: “ela precisa gerar lucro.” É o que a maioria das pessoas responderiam. Mas certamente é preciso muito mais que isso.

Vamos ver um exemplo, de duas empresas distintas:

Você pode perceber que ambas obtiveram lucro líquido, mas foi suficiente para cobrir o que foi investido por seus sócios?

A Teste Beta obteve uma rentabilidade de 7% a.a. Já a Teste Alpha seu lucro foi menor, mas sua rentabilidade chegou a 20% a.a. De modo geral a Teste Beta, apesar de ter um lucro líquido maior, teve uma rentabilidade bem abaixo para uma empresa, afinal alguns investimentos de renda fixa, como CDI e Tesouro Direto podem geral mais que isso sem nenhum risco.

Por outro lado, a rentabilidade de 20% a.a. da Teste Alpha pode ser boa ou ruim. Tudo é uma questão de análise. Para uma empresa de comércio ou indústria, normalmente esse percentual é considerado bom. Mas, e se comparamos a Teste Alpha com empresas do mesmo perfil mas com uma rentabilidade de 40% a.a.?

Está vendo como ver apenas o lucro, apesar de ser um indicador que chama bastante atenção, não pode ser analisado como um número único. Há diversas possibilidades e contextos para que esse número indique se você está no caminho certo ou não.

Como entender melhor os indicadores de rentabilidade

Além do retorno sobre investimento é crucial saber outros retornos, como o retorno sobre o ativo, ROA, e o retorno sobre o patrimônio líquido, ROE.

ROA

O retorno sobre ativos, ROA, é uma métrica que indica a rentabilidade de um empreendimento ou investimento, usando ativos como régua e instrumento de comparação.

A conta é utilizada pelos sócios e a administração que desejam medir a eficiência de suas ações. Para contadores e investidores, a usam para realizar pré-diagnóstico da empresa.

Nos dois casos, o ROA atua com o objetivo de identificar a capacidade que a organização tem de gerar lucros a partir de seus ativos.

Essa métrica é importante por indicar qual é a capacidade da empresa de transformar seus recursos produtivos em mercadorias que têm valor para o consumidor final.

Fórmula do ROA:

Lucro Líquido Acumulado

Ativo

Vale ressaltar a importância de:

  • saber o percentual que a companhia tem em performance, já que tal indicador diz respeito a capacidade de uma empresa em agregar valor a partir de seus próprios ativos;
  • medir eficiência dos ativos;
  • analisar se o ativo é rentável perante lucro apresentado;
  • comparar em relação a outras companhias.

O que pode gerar um ROA baixo?

  • Investimento em projetos pouco rentáveis;
  • Baixa produtividade dos ativos devido obsolescência ou desperdícios;
  • Imobilizado em excesso ou parados que poderiam ser convertidos em vendas;
  • Despesas gerais muito elevadas.

ROE

Este indicador é uma das informações mais importantes para os donos do negócio. Afinal indica o quanto que a empresa gera de retorno para cada centavo que o acionista aplica na organização.

Fórmula do ROE:

Lucro Líquido Acumulado

Patrimônio Líquido

O resultado dessa equação gera a porcentagem usada para medir o quão eficiente uma empresa é para a capacidade de geração de lucros.

Para reverter um ROE baixo é preciso que você avalie seu negócio e veja qual a melhor alocação de recursos.

Diagnóstico de resultados

Como falamos logo no início, é de suma importância ter em mãos todos os números para que sejam feitas as análises corretas de seu negócio. Por isso, vamos a mais uma opção que poderá te ajudar, e muito, na sua tomada de decisão.

Agora que você já conhece os principais indicadores de rentabilidade (ROA e ROE) vamos para o indicador de endividamento.

Leverage é indicador de endividamento que compara ROE sobre o ROA para entender o quanto a empresa está alavancada ou endividada.

Nessa equação (ROE / ROA) se o resultado for acima de 3,33 a empresa passa a ter endividamento comprometedor, como é possível ver nas imagens abaixo.

Indicador: Laverage, plataforma Nucont. Resultado desfavorável

Dashboard Estrutural, plataforma Nucont

Agora é possível entender que avaliando os indicadores de rentabilidade e endividamento você consegue ter um pré-diagnóstico e diagnóstico para sua empresa.

Deseja saber e acompahar mais os indicadore de lucro e rentabilidade da sua empresa, entre em contato com a gente, a Migra Assessoria vai te ajudar a crescer.

Uma resposta para “Lucratividade, seria este o principal indicador que sua empresa está no caminho certo?”

  1. Avatar de OceanWP
    OceanWP

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