Estratégias de precificação são a melhor forma de você analisar e entender se está precificando corretamente seus produtos ou serviços.
Muitos empreendedores sabem o valor de seu produto, mas poucos sabem exatamente quais são seus custos e outras despesas que interferem no valor deste produto.
Você sabe exatamente precificar seu produto?
Se não souber, você terá chances de ter alguns problemas, que atrapalham o desempenho e crescimento do seu investimento, como no undertrading (queda nas vendas) ou overtrading (aumento de receita sem estrutura) além de resultados abaixo do esperado.
Entender melhor a estratégia de precificação “Markup” e saber de uma vez por todas como precificar corretamente o seu produto ou serviço.
Markup é um índice que mostra a relação entre custo da produção e de distribuição de um produto, através da fórmula que eu veremos logo abaixo, você consegue chegar a um valor que cobre todos os gastos variáveis e fixos para a sua produção, além de garantir a margem de lucro que você deseja.
Markup = Receita Operacional Acumulada / Custos Acumulados
Exemplo: Até Maço de 2021, uma empresa obtinha uma receita acumulada de: R$ 391.631,90 enquanto seus custos acumulados eram de: R$ 71.710,26
Neste cenário, teremos o determinado Markup:
Markup = 391.631,90 / 71.710,26
Markup = 5,46
Portanto a empresa, terá que planejar uma estratégia de precificação em 5,46 vezes ao seu custo de compras no mês de março.
- O Markup também responde outras perguntas/análises:
- Quais são os esforços e rendimentos necessários em um produto ou serviço?
- Quanto a empresa multiplica seus custos para obter o preço de venda?
- A precificação está saudável financeiramente?
- Margem obtida consegue pagar os custos, despesas e impostos e gerar lucro que esperamos?
Evitando que a empresa esteja em uma situação de undertrading, que representa queda nas vendas em alguns meses seguidos sem que a empresa esteja preparada para suportar essa queda, essas forças podem influenciar a empresa no excesso da margem do Markup não analisado.
Esse fator pode evitar que a empresa esteja em situação de overtrading, ao contrário da situação acima, enquanto undertrading representa a queda nas vendas.
Overtrading, é uma aceleração ou aumento rápido das vendas, mas sem a devida estrutura e devidas estratégias de precificação o qual são vendas com Markup baixo o que pode comprometer toda saúde da empresa.
Felizmente ou infelizmente se você, empreendedor, gosta ou não de fórmulas matemáticas, você precisa saber disso, senão sua empresa vai ficar em apuros, empreender para ter lucros e rentabilidade é também usar de técnicas.
A Nucont tem toda solução de consulta e apoio para entender sua estratégia de precificação, com o indicador Markup na ferramenta!
Além de mostrar Markup do período, ele também compara esse resultado com mês anterior ou outro período.
E mais, o indicador mostra valores separados da Receita e Custos do período analisado e outros períodos, além de comparar com outras informações relevantes para análise, como valores de Impostos, Despesas e Lucro Líquido. Não apenas valores, mas representação gráfica comparativa semelhante à análise vertical.
Nesse indicador além de analisar Markup, conseguimos entender como a Receita Operacional Líquida é distribuída até chegar no Lucro Líquido.
Veja exemplo abaixo:
Portanto, a sua análise de markup é imprescindível para você analisar se a precificação atual está saudável, se a margem obtida pelo preço atual consegue pagar os custos, as despesas e os impostos e gerar o lucro que esperamos.
Agora que sabe a importância de manter para sua empresa um fator de precificação estratégico, obtenha uma parceria estratégica, com uma Contabilidade e Assessoria para lhe auxliar nos seus negócios.
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