A sua Consultoria empresarial

MEI pode ficar isento de imposto de renda

Posted by:

|

On:

|

, ,

Sabia que se o MEI, Micro Empreendedor Individual, conta com contabilidade formal, pode ser insento do imposto de renda ? Isso é um benefício fiscal do governo, como se a legislação entendese que o Micro Empreendedor Individual é ciente da organização de sua empresa com apoio profissional de quem mais entende de empresas e legislação, o (a) contador (a)

O Microempreendedor Individual é isento do IR desde que tenha controle financeiro das receitas e despesas da empresa, além de suas finanças pessoais, sendo importante ter ao menos um livro caixa para arquivar comprovantes e manter tudo organizado. 

Para a Receita, MEI não está isento de Declaração de Imposto de Renda sobre Pessoa Física. A Declaração Anual do Simples Nacional confunde muitos empreendedores sobre necessidade ou não.

Se o empreendedor tiver um contador que faça a escrituração contábil do negócio, o lucro apurado pelo profissional é o rendimento isento que deve ser declarado no IR. Caso contrário, é preciso apurar a isenção pela regra do Lucro Presumido.

É importante que o Microempreendedor não confunda a obrigatoriedade da declaração de imposto de renda pessoa física com a Declaração Anual de Faturamento, exclusiva para MEIs e que deve ser enviada entre 1º janeiro e 31 de maio.

A DASN-SIMEI se refere à regularização fiscal e independe de rendimentos tributáveis e de questões sobre a pessoa física. Essa declaração é obrigatória para todo microempreendedor, independente dos seus rendimentos ao longo do ano.

Benefícios para MEI, ao contratar uma Contabilidad

  • Entender e definir a atividade econômica para o seu negócio;
  • Clareza e assertividade no processo de registro e rotina de folha de pagamento;
  • Orientação sobre a emissão de nota fiscal;
  • Emissão e regularização da guia mensal de impostos; 
  • Realizar alterações dos dados do seu CNPJ;
  • Preenchimento da sua declaração anual obrigatória do MEI (DASN);
  • Auxiliar na declaração do Imposto de Renda.

 

Se o empreendedor tiver um contador que faça a escrituração contábil do negócio, o lucro apurado pelo profissional é o rendimento isento que deve ser declarado no IR. Caso contrário, é preciso apurar a isenção pela regra do Lucro Presumido.

Além de orientar com as obrigações legais, uma contabilidade para MEI pode fazer uma gestão financeira mais eficiente, fornecendo informações precisas sobre suas receitas, despesas e lucros. Assim, é possível identificar oportunidades, como: redução de custos, investimentos mais assertivos e melhorias nos processos internos.

Então, se você é MEI, não subestime a importância de contar com uma contabilidade adequada!